
A REGIÃO

A península de Bombinhas concentra algumas das mais belas praias brasileiras em menos de 40 km2, o que faz dela a menor cidade do Estado de Santa Catarina. São mais de dez praias com características únicas cercadas por morros, Mata Atlântica, planícies costeiras, mais de 60% de cobertura vegetal protegida por leis e cinco Unidades de Conservação Permanente (Parque do Morro dos Macacos, Parque da Praia da Galheta, ARIE da Costeira de Zimbros, Reserva Biológica da Ilha do Arvoredo e parte da RPPN Morro dos Zimbros). Suas caracteríscas naturais são ideais para o turismo de sol e praia assim como para a prática de mergulho, trekking, passeios de barco, surf e muito mais.
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
TRILHAS
Para os que amam estar em contato com a natureza, respirar ar puro e admirar as belezas da vegetação da Mata Atlântica e das praias, Bombinhas oferece diversas trilhas de variados níveis.
A trilha do Morro do Macaco é de nível mediano/difícil e surpreendente. Do cume é possível ter uma visão geral da Península. O visual é inesquecível.
A trilha da Costeira de Zimbros passa pelas praias do Cardoso, da Lagoa, Triste e Vermelha. São praias quase desertas. O nível é mediano/difícil. Na Praia Triste há ainda uma cachoeira.
A trilha da Tainha é outra bela opção com muita vegetação nativa e lindas paisagens. A trilha tem saída para a baía de Canto Grande.O nível é mediano.
No costão esquerdo de Bombas está a trilha da Galheta, também com rica vegetação nativa e que leva até a Praia do Estaleiro, em Porto Belo. O nível é mediano/difícil.
Para os que buscam caminhadas mais leves e rápidas, mas que não querem perder em nada no quesito beleza, as trilhas do canto direito da Praia de Quatro Ilhas e da Sepultura são destinos ideaIs. A primeira proporciona belas vistas para o mar da própria praia de Quatro Ilhas e para a praia do Atalaia. A da Sepultura leva até um costão de pedras e de lá é possível ver Bombinhas de frente.
Coloque na mochila muita energia, água e lanche leve, protetor solar, que o encantamento e a diversão são garantidos pelas Natureza. Não deixe lixo pelas trilhas. Aproveite, deslumbre-se!

A Península é muito visitada também por surfistas. As praias de Bombas, Quatro Ilhas e Mariscal são as mais buscadas pelos amantes desse esporte e são sede de algumas etapas de campeonatos de surf.
SURF
MERGULHO
Conhecida como a Capital do Mergulho Ecológico, Bombinhas é um paraíso para aqueles que gostam de se aventurar e contemplar a fauna e flora marinha. São várias escolas de mergulho que oferecem desde batismo para aqueles que nunca mergulharam até cursos com certificação internacional. A Reserva Biológica da Ilha do Arvoredo é a mais buscada para a prática e considerada o melhor ponto de mergulho do Sul do Brasil.

PASSEIOS DE BARCO
Os passeios de barco nas águas cristalinas de Bombinhas são únicos e para toda a familia. São diversos itinerários, como para os arredores da Reserva Biológica da Ilha do Arvoredo, para ilha do Macuco e praia da Sepultura. Durante o passeio é feita uma parada para um banho de mar e também a para o mergulho de flutuação, snorkeling.
Os passeios podem ser contratados na praia central de Bombinhas e no píer de Canto Grande, mar de dentro.

SNORKELING
O snorkel, mergulho de flutuação, é outra atividade bastante praticada em Bombinhas. As águas límpidas e calmas das praias da Lagoinha e da Sepultura fazem delas as mais indicadas para o esporte. Nessas praias é possível alugar a máscara snorkel, nadadeiras e a roupa de neoprene.
